Para oferecer um atendimento ainda mais qualificado e seguro à população de Sertânia, o Governo Municipal contratou a empresa Humaniza Assistência à Saúde com o objetivo de treinar os profissionais que exercem atividades presenciais de apoio, enfrentamento e prevenção da Covid-19. A ação foi comandada pela enfermeira Ana Carla Silva Alexandre, Doutora em Ciências da Saúde e pela Claudia Sorelle Cavalcanti, diretora administrativa, enfermeira e fisioterapeuta.
A iniciativa foi voltada para os trabalhadores da rede de atenção à saúde e serviços essenciais. A atividade começou na última sexta-feira (24) e seguiu até esta terça-feira (5). No Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, o treinamento aconteceu com todos os servidores: portaria, vigilância, recepção, serviço gerais, motoristas, copa/cozinha, manutenção, auxiliar de farmácia, técnico de raio-x, auxiliar de laboratório, analistas, médicos, técnico em enfermagem e enfermeiros. Os encontros foram realizados na própria unidade com as equipes de plantão.
O principal tema dialogado foram os processos e modificações do manejo clínico para o paciente suspeito ou confirmado de coronavírus com casos leves, moderados e graves. Foi destacado, ainda, como fazer o uso racional dos EPIs; quando usar máscara; quais são os equipamentos; como proceder com o setor de isolamento; atenção ao paciente; e algumas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde e padronizadas pelos hospitais de referência.
A ideia é que esses trabalhadores tenham a proteção adequada e os sertanienses a garantia de que estão tendo o protocolo de Covid-19 cumprido no município. Na Atenção Básica foi dada uma atenção aos Agentes de Saúde, que irão adotar outra estratégia para fazer a visita domiciliar. O atendimento não deixará de ser feito, mas está sendo readaptado para assegurar a segurança do profissional e do usuário.
Já os dentistas foram orientados sobre o uso do paramento e o tipo de atendimento que vão prestar. Os demais trabalhadores da equipe de saúde da família envolvidos no combate ao novo coronavírus também receberam o treinamento: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, serviços gerais e recepção.
A última etapa da atividade foi com os coveiros de Sertânia. Foi tratado sobre o uso adequado de EPIs e higienização no local de serviço. Já foram feitos ajustes no cemitério, com relação ao fluxo e ao processo de trabalho. A Humaniza Assistência à Saúde também aproveitou a oportunidade para prestar uma assessoria a Vigilância Sanitária e treinar as equipes do CAPS, CEO, Centro de Saúde da Mulher e da Criança e Secretaria de Saúde.
Após esse treinamento, a gestão municipal criou o Centro de Atenção a Saúde do Trabalhador. Profissionais como educador físico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo vão realizar atividades laborais, alongamento, trabalho com a voz e atendimentos psicológicos em grupo ou individual.
Essas ações vão acontecer no próprio local de trabalho dos servidores: Hospital, Posto de Saúde e Vigilância. A proposta é que eles sintam-se amparados, acolhidos e treinados tecnicamente para atender aos pacientes. É uma estratégia de minimização de danos.
“Sertânia tem uma estrutura física muito organizada. Encontramos um setor de isolamento ajustado e a quantidade de EPIs sendo comprada e confeccionada conforma as normas da Anvisa. Vocês têm uma gestão no município que adere a todas as recomendações ministeriais, no que se refere a aquisição de material, medicamento e insumos necessários para atender a população”, destacou Ana Carla Silva Alexandre.